sexta-feira, 24 de maio de 2013

Melhores Programas de Partitura

MuseScore: Este programa encabeça a lista, pelo fato de ser um software livre com bastante recursos e muito fácil de usar.

Encore: O Encore é um programa completo para edição de partituras. Foi através dele que o formato de partituras digitais se popularizou no Brasil (pelo menos que eu saiba), por isso, talvez ele tenha o maior acervo de partituras de música brasileira em formato digital. Quando você navegar na internet à procura de partituras de música brasileira, com certeza irá se deparar com muito conteúdo no formato desse programa.

No entanto, o programa ficou parado no tempo enquanto as tecnologias e programas concorrentes evoluíram e isso trouxe alguns inconvenientes ao seu uso. Sua interface não é lá essas coisas, tem problemas de compatibilidade com sistemas operacionais novos e ainda usa MIDI para reproduzir os sons, o que torna seu som muito sintético e desagradável enquanto todos os concorrentes já encontraram uma maneira melhor para essa reprodução.

Guitar Pro: Apesar de ser um programa originalmente desenvolvido para tablaturas, o Guitar Pro tem incorporado muitos recursos de partitura. Na sua versão 6, com uma interface modificada, trouxe várias melhorias que fazem desse programa hoje um editor de partitura muito melhor que alguns concorrentes desenvolvidos especificamente para edição de partituras.

Finale: É o programa mais completo para edição de partituras, por isso mesmo muito complexo para a maioria dos usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário