sexta-feira, 24 de maio de 2013

Convertendo Partitura do Encore para o Finale

Para começar gostaria de falar que não existe (ou não conheço) um método automático para fazer a conversão de partituras de um programa para outro, o processo de conversão de um programa para outro sempre traz incovenientes como a perda de algumas informações (cifras por exemplo), e desconfiguração do layout.

O método que vou descrever aqui é baseado em três passos:
1- Exportar o arquivo no Encore;
2 – Importar o aruivo no Finale;
3 – Ajustar o layout no Finale.

Programas utilizados:
  • Finale 2011.r2

Passo 1: Exportar o arquivo no Encore


Partitura original no Encore

Partitura original no Encore


 Primeiro você deve abrir a partitura no Encore e acessar o menu Arquivo > Exportar > MusicXml e salvar o arquivo resultante no seu computador.


Exportar para MusicXml



 Passo 2: Importar o arquivo no Finale

Acesse o Menu:   File > MusicXml > Import… e selecione o arquivo que você salvou na etapa anterior.




Pronto,  a partitura já pode ser lida no Finale.



Passo 3 – Ajustar o layout no Finale

Porém a importação não é perfeita pois a formatação não fica igual ao original, além disso há perdas de algumas informações como cifras, por exemplo.
Você deve ter percebido que faltam também o título e outras informações de cabeçalho da partitura. O Finale importa corretamente a maioria dessas informações, porém não as exibe na partitura – você pode ver e modificar as informações importadas acessando as propriedades do arquivo através do Menu: File > File Info…



Aqui você pode ver que o Título e o Compositor da partitura foram reconhecidos corretamente, porém a segunda linha de título que no arquivo original tinha a informação “Choro” não foi reconhecida. Neste caso basta inserir a informação no campo “Subtitle”.
Após clicar em OK você perceberá que a partitura continua a mesma, ou seja, ainda não aparecem as informações de título, pois estas precisam ser inseridas manualmente na partitura.
Para inserir os textos, primeiro clique na ferramenta Text Tool na barra de ferramentas:



Em seguida dê um duplo click no local onde você quer inserir o texto, surgirá um cursor de inserção de texto (figura abaixo no local 1). Agora vá ao menu Text > Inserts e escolha o texto que você quer inserir (esse menu só aparece quando a ferramenta Text Tool está selecionada).
Na imagem abaixo, inseri o título da partitura (local 2), mas o mesmo funciona com qualquer outra informação.



Agora basta alterar a fonte através do menu: Text > Font…


 O resultado é esse…



Bem pessoal, por hoje é só. Provavelmente você ainda terá que fazer outras alterações de layout, mas isso é conversa para os próximos artigos.

De qualquer forma, postem suas dúvidas e experiências.
Até a próxima…

2 comentários:

  1. Ótima aula, obrigado! Já que escrevo Partituras há muitos anos, desde que usava-se somente o Encore por aqui, e quando passei a usar o Finale, por volta de 2005, ainda havia um recurso no Finale para abrir Partituras feitas no Encore diretamente no Final daqueles anos. Com o passar do tempo, as coisas mudaram, e tenho inúmeros trabalhos para exportar para o Finale 2012 e não estava conseguindo. Mas, com sua ajuda foi muito bom. Abraços:
    Dadá Malheiros.

    ResponderExcluir
  2. Muiiiiiiiiiiiiito obrigado mesmo, pessoas como você que faz a diferença, difundindo conhecimento disponibilizando para os leigos. Obrigado.

    ResponderExcluir